Pages

ATENÇÃO

A página Clube da Malacacontém informações que podem ser perigosas. Eu não me responsabilizo por nenhum dano aos indivíduos que leram este blog e fizeram mau uso das informações aqui contidas. Se você continuou lendo essa página depois desse aviso, é porque concorda com os termos aqui propostos.

Fogos de Artifício - Shell de 3cm

Introdução:

Bem, a Shell é uma grande bomba composta de estrelas (estrelas são composições pirotécnicas de efeito) que explode no alto após ser lançada, espalhando cor e magia, fazendo um belo espetáculo no céu. São vastamente utilizadas no Ano Novo, iluminando os olhos de quem espera o próspero ano começar.


Shell que ensinarei a fazer nesse tutorial.

OBS.: Todas as composições pirotécnicas citadas aqui foram preparadas num BallMill, que é uma ferramenta dos pirotecnistas usada para misturas todos os componentes das composições. Então se você for tentar fazer as composições aqui citadas sem um BallMill, não nos responsabilizamos por falhas técnicas da Shell que você construir.

Imagens da Internet:




Uma Shell básica é composta dos seguintes materiais:

Casca esférica
Spolette
Pólvora de Break
Estrelas

Como todos aqui somos amadores, vou ensinar, lógico, como montar um mini Shell, de 30 mm (3 cm) de diâmetro, utilizando estrelas do tipo Tiger Tail, que eu vou ensinar a fazer no fim do tutorial. É uma bomba em escala bem menor do que a original. Peço, por favor, que não façam bombas maiores de 30 mm pois deve ser MUITO PERIGOSO se uma bomba dessas grandes explodir no chão.

Montagem da Casca Esférica:

Essa casca esférica é o corpo da shell, então temo que caprichar! Você pode usar qualquer esfera feita de um material bom (plástico,papelão bom, etc), mas eu vou ensinar aqui como construir uma cas esférica com papel molhada moldado com uma colherzinha que vem nos pacotes de Salitre do Chile, que é um adubo.

Materiais Necessários:

*Colherzinha verde que vem junto com o saco do Salitre do Chile.

*Guardanapo ou Papel Toalha

*Agua

Primeiro pegue duas folhas de guardanapo abertas e ponha um sobre a outra.
Vá agora dobrando em quadrados até formar um quadrado que seja ¼ de uma folha de guardanapo quando ela já vem dobrada de fabrica.


Pegue um pouco de água e jogue sobre esse pequeno quadradinho. Estenda-o em uma mesa e pressiona com os dedos para tirar o excesso de água.
Agora, pegue o quadradinho e vá moldando com o dedo dentro da colher verde, até sentir que está bem firme.

Feito isso, retire com cuidado para não desmanchar a casca semi esférica formada. Deixe de um dia para o outro secando e está pronta! Faça duas semi esferas dessas.


Montagem do Spollete:

Bem, dando uma explicação rápida da função do spolette, ele serve para que a Shell exploda depois de um certo tempo, quando chegar no ponto de maior altura.

Materiais Necessários:

*Papel Kraft ou papel A4

*Pólvora Negra (75:15:10) ou Pólvora negra + 10% Dextrina (Procure no YouTube how to make Dextrin, é muito fácil mesmo)

*Álcool (opcional)

*Lápis

*Cola quente

*Pavio de Pólvora Negra ou Visco

*Cola Branca

Para fazer o tubinho, corte o papel Kraft ou papel A4 em um retângulo de dimensões 2,5 cm x 25 cm. Enrole essa tira no lápis ate formar um tubinho, passe a cola branca para selar e retire o tubinho formado.

Coloque o tubo em pé em um superfície lisa e pelo lado de cima coloque um dos tipos de pólvora citados acima, eu prefiro o segundo tipo pq ela fica mais 'rígida'. Vá com o lápis apertando por cima até a parte de baixo ganhar rigidez. Bata com força e com o lápis esse lado com pólvora na superfície lisa pra ficar bem forte.


Quando formar mais ou menos 1cm de pólvora prensada, coloque um pequeno pedaço de pavio de pólvora negra ou visco fuse do outro lado. Agora, no buraco restante, preencha os espaços vazios com um pouco de jornal para que o pavio não fique bambo e fique apoiado na parede do tubo.Use a cola quente para tapar o buraco do topo, mas não precisa exagerar na cola!

A pontinha com a pólvora prensada, eu costumo por um pouquinho de álcool (1 gotinha) pra ficar mais sensível(não sei se isso realmente ajuda mas costumo fazer). Pronto está pronto o Spollete. Faça mais de uma Spolette, uma para você usar e outra para você testar se a Spolette realmente está boa.

Montagem da Shell:

Pegue as duas conchas já secas e corte as bordas, formando duas cascas semi esféricas. Agora, pegue uma delas e faça um furo em seu centro com auxilio de uma caneta ou outra coisa pontuda.


Pegue o Spolette e enfie no buraco, até que o pavio de pólvora negra fique mais ou menos no centro da casca esférica.Passe cola quente por dentro e por fora.


Agora, pegue estrelinhas do tipo Tiger Tail (ou outra, existem milhares de composições para isso, só pesquisar nos vários sites da internet que tem sobre isso, como o 'Pyroguide') e as coloque em volta das paredes das conchinhas.

*Obs: Não coloque muitas senão não terá espaço para colocar a pólvora de Break, que é a pólvora granulada.


Agora pegue Pólvora negra granulada e coloque por cima das estrelas ate encher mais ou menos ate a boca. Faça isso nas duas conchas.

*Obs: Essa Shell tem efeito visual bonito, porém ela é um pouco silenciosa, faz pouco barulho no estouro. Se quiser barulho você pode adicionar um pouco de Pólvora Flash por cima. Eu nunca tentei pois tenho medo que ela estoure quando for fechar a concha e pressionar, mas isso é provável que isso nem ocorra.Quem quiser tentar fique a vontade.



Deixe as conchas de lado e separe um pedaço de fita durex de uns 15 cm.
Agora é jogo rápido, se você não for rápido perderá todo o seu trabalho!Junte rapidamente as duas conchas, SEM DEIXAR CAIR o que tem dentro (se cair um pouco de pólvora granulada não tem problema). Agora segure isso com uma mão só com força e pegue o durex para juntar as duas partes. Saia enrolando tudo bem apertado com fita durex e pressionando.



Eu gosto de usar fita de papel Kraft gomada, e passo em volta e fica desse jeito:

Para ficar mais legal o efeito da Shell, coloque um pouco de cola quente bem do lado do spolette e fixe uma estrelinha, assim quando ela subir você saberá exatamente onde ela explodirá devido ao rastro deixado pela mesma!


A Shell em si está pronta, mas para lançá-la você ainda precisa fazer mais algumas coisas. Você pode lançar através de um Morteiro que deve ser apoiado em suas mãos e apontado para o céu, ou pode utilizar o método que eu considero mais seguro, que é uma 'base' que contem uma carga de pólvora que lançará a Shell para cima, que irá explodir. Primeiro eu descreverei como construir o Morteiro, depois eu irei colocar um vídeo que mostra todo o processo de fabricação da shell até à construção da 'base lançadora'.

Montagem do Morteiro:

Para montagem do morteiro você vai precisar de:

*Tubo de papelão de diâmetro igual o da Shell (pode usar o usado do foguete 12x1 ou outro). (Quem quiser usar um cano PVC também serve.)

*Pavio de Pólvora negra ou Visco

*Pólvora Negra Granulada

*Arruela Lisa de papelão(faça você mesmo)

*Shell

Pegue o pavio e o insira no buraco do 12x1 (caso o buraco esteja grande demais, passe cola quente para vedar bem)

O peso de sua Shell deve ser de aproximadamente 17 gramas. Pese agora aproximadamente 6 gramas de pólvora negra granulada e insira por cima do tubo do 12x1 (alguns sites ensinam que a quantidade de pólvora granulada, que é a pólvora de projeção, deve ser de aproximadamente 1/10 do peso da Shell. Porém, costumo dar uma margem de segurança usando uma quantidade maior de pólvora, para evitar que a Shell estoure a uma altura baixa).


Insira a shell pelo tubo e empurre-a até chegar ao fundo( eu costumo usar um cabo de vassoura pra empurrar ela). Continue pressionando para que ela fique bem apertada, eliminando espaços vazios.


Pegue agora a arruela lisa e coloque pelo buraco até encostar na Shell.


Resultados:

Shel no momento do Lançamento. Veja o detalhe do rastro causado pela Estrelinha Tiger Tail que foi pregada no Spolette.

Shell de 3cm de diâmetro no momento da sua explosão no ar.



Vídeo Tutorial:

O vídeo mostra a construção de uma shell diferente da minha, mas se você fizer regras de 3 e proporções dá pra seguir o vídeo tranquilamente, como na quantidade de pólvora granulada usada para para lançar a Shell, eles usam 18 gramas para lançar uma shell de 160g, então se essa nossa shell tiver uns 30g (O PESO DESSA SHELL NÃO VAI SER 30g), use uns 5g de pólvora Granulada.



*Só para lembrar:

Fabricação de Estrela Tiger Tail:

Ingredientes:

*44% KNO3
*44% Carvão
*6% Enxofre
*6% Dextrin

Pegue todos os ingredientes e deixe no moinho de bolas por aproximadamente 3-4 horas. Depois disso prepare uma solução de 75% água e 25% álcool. Adicione ao pó moído no moinho e vá misturando. Agora molde as estrelas da maneira que quiser. Se for fazer para a Shell acima, faça-as do tamanho um pouco maior que um grão de feijão, pequenos cubinhos. Só deixar secar e pronto!