Pages

ATENÇÃO

A página Clube da Malacacontém informações que podem ser perigosas. Eu não me responsabilizo por nenhum dano aos indivíduos que leram este blog e fizeram mau uso das informações aqui contidas. Se você continuou lendo essa página depois desse aviso, é porque concorda com os termos aqui propostos.

CuO (Óxido de Cobre 2)

Óxido de Cobre 2 (CuO)
Introdução:
O CuO é usado em reações aluminotérmicas(thermite por exemplo) e gera um efeito muito especial,uma cor variante da cor normal de faísca(só que mais forte) para azul claro,as vezes o azul fica mais nitido dependendo da pureza...Apesar de render pouco(como quase tudo no mundo químico) vale a pena.

Materiais:

- CuSO4 (Sulfato de Cobre) (180g)
- NaOH (Soda cáustica,cuidado,perigosa a sua manipulação) (96g)

Preparo:
Usando sempre luvas ,avental e máscara.
Dilua a soda cáustica num jarro de vidro e depois o sulfato de cobre em outro vidro.Filtre a solução de CuSO4 e depois adicione à solução de NaOH.Coloque a solução num recipiente alto,para decantar.Depois Remova com cuidado a água sobrenadante e adicione mais água fresca,repetindo esse processo umas 5 vezes,sendo que na última o melhor seria se vc adicionasse água morna.Parte do hidróxido de cobre azul já ia se convertendo em óxido (preto). Esse processo de decantação/lavagem deve ser realizado para que as impurezas solúveis (excesso de NaOH e outros) sejam removidos.Após isso decante o líquido e punha o 'caldo' numa panela esmaltada(que irá ficar preta de suja ;D') e coloque em fogo baixo.A etapa deve ser feita com cuidado, porque o líquido começa a ferver bem e mandando gotas da pasta para longe e que pode queimar a pele.Nesse momento eu removia do fogo e esperava um tempo, depois tornava ao fogo,um processo extremamente chato(segundo o Nitrato ;D').Segundo ele seria bem melhor se ele tivesse filtrado a solução com um filtro de papel e colocado a pasta na panela pra converter o Cu(OH)2 em CuO.

Reação de pirólise de Cu(OH)2:
Cu(OH)2(s) CuO(s) + H2O(vapor)

Depois do material "seco" o fogo era intensificado um pouco mais e em alguns minutos (~ 15), enquanto se mechia com uma colher,desligado. Após rápido resfriamento, era removido da panela com a colher e posto no recipiente próprio e rotulado.Como era esperado a panela ficou com muito material disperdissado,mas vc pode remover facilmente com um ácido qq...



Lembrando que na nossa CMM no orkut,cujo link vem no topo da pag.,tem esse post e muitos outros mais interessantes,alem de ter um plantão tira duvidas la,que vc ira ser respondido em no maximo 1 hora...Lá tem explosivos,foguetes,oxidantes e afins,além de pessoas inteligentes lhe respondendo...