Pages

ATENÇÃO

A página Clube da Malacacontém informações que podem ser perigosas. Eu não me responsabilizo por nenhum dano aos indivíduos que leram este blog e fizeram mau uso das informações aqui contidas. Se você continuou lendo essa página depois desse aviso, é porque concorda com os termos aqui propostos.

T . N . T

Materiais:

*Ácido sulfúrico Concentrado

*Ácido nítrico Concentrado

*Tolueno

*Beckers(ou outro recipiente de vidro)

*Álcool

*Funis

*Alguma fonte de calor ajustável

*Enfim todo material disponível em laboratório

Precauções:

ATENÇÃO, o T.N.T é um explosivo extremamente perigoso, e muitas vezes instável e sensível, seus componentes também são muito perigosos, portanto NÃO tente fazer esse explosivo em casa pois além das dificuldades e técnicas de que só um laboratório dispõe, as medidas de segurança tbm tem que ser rígidas, pois ocorrem muitos acidentes... e se 100 gramas explodirem nas suas mãos, seus pedaços vão caber em uma caixa de fósforos...ou se o ácido cair em cima do seu pa...,ele vai virar um líquido q depois vc pode colocar num copo e berber,;D

Procedimentos :

A preparação do trinitrotolueno (T.N.T) é feita em três

estágios.

Estágio 1:

Misture 294 gramas de ácido sulfúrico concentrado e 147 gramas de acido nítrico concentrado. Vá adicionando aos poucos essa mistura a 100 gramas de tolueno num becker (ou copo) alto ,enquanto o liquido é misturado vigorosamente e a temperatura é mantida entre os 30 e 40 graus centígrados (mantenha esta temperatura pondo o copo ou becker em banho maria, sem aquecer a água ). A adição da mistura de ácidos deve durar cerca de uma hora ou uma hora e meia. O líquido depois de misturado deve ser mexido por mais meia hora sem ser resfriada. Deixe a mistura descansar por uma noite num funil de decantação , o que ficar embaixo é o acido e a parte de cima é mononitrotolueno.

Estágio 2:

O mononitrotolueno é dissolvido em 109 gramas de ácido sulfúrico concentrado enquanto a mistura é resfriada em banho maria. A solução é aquecida a 50 graus e uma mistura de 54.5 gramas de acido nítrico e 54.5 gramas de ácido sulfúrico é adicionada gota a gota enquanto a solução é mexida. O calor gerado pela reação aumenta a temperatura da solução e ela deve ser mantida entre 90 e 100 graus. A adição de ácido deve levar cerca de uma hora. Depois que o ácido for adicionado deve-se permanecer mexendo a solução por mais 2 horas a 90-100 graus para a nitração completa . Ao se deixar decantar, duas camadas se separam. A camada de cima consiste em dinitrotolueno ,mas provavelmente contém um pouco de TNT. A trinitração ocorre sem que seja separado o DNT do ácido.

Estágio 3:

Enquanto a solução é mexida vigorosamente à temperatura de cerca de 90 graus , 145 gramas de ácido sulfúrico é adicionado lentamente em um becker . uma mistura de ácidos contendo 72.5 gramas cada, de acido nítrico e acido sulfúrico deve ser adicionada gota a gota juntamente com uma boa mistura da solução no becker enquanto a temperatura fica em torno de 100-115 graus . Depois que ¾ do ácido for adicionado então é necessário o uso de uma fonte de calor para manter a temperatura entre 100-115 graus. Depois que todo o ácido tiver sido adicionado ( cerca de 1 ½ hora ou 2 horas) o temperatura deve ser mantida a mesma por mais 2 horas sempre mexendo a solução. Deixe descansar por uma noite. A camada superior de TNT terá se solidificado em uma camada dura (consistência de um bolo duro) e a camada inferior de ácidos cheia de cristais. O acido deve ser filtrado e o "bolo" deve ser quebrado e lavado com água no mesmo filtro para remover o excesso de acido. O acido filtrado ainda contém uma grande quantidade de TNT , para obtê-lo misture o ácido em uma grande quantidade de água filtre-o e o que ficar no filtro será TNT que deve ser

misturado ao "bolo" de TNT, lave o TNT 3 ou 4 vezes com água quente agitando a mistura deixando esfriar e filtrando a mistura cada vez que terminar a lavagem. O produto obtido é igual ao TNT comercial. Você pode purificar o TNT misturando a álcool aquecido a 60 graus e deixe esfriar vagarosamente. Ou pode-se purificá-lo misturando-se o TNT a uma quantidade equivalente a cinco vezes o peso do TNT de uma solução 5% sulfeto de sódio-hidrogênio a 90 graus por meia hora mexendo vigorosamente e lavando com água até que a água saia sem cor . O produto deste tratamento e igual ao TNT comercial purificado. Alpha-TNT puro (ponto de fusão 80.8 graus) pode ser obtido recristalizando-se o material uma vez com acido nítrico e uma vez com álcool.

Mais uma vez avisando q além de um explosivo caro o TNT é muuuuuuuuuuuuuuuuuuito potente e perigoso,por isso não façam TNT.

Vídeo: